No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.
A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:
• abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
• exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.
Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.
Em nosso município a secretaria de assistência social através do CRAS desenvolve uma campanha cujo público são alunos do 5º ano. Nesta campanha os alunos produzem redações com o tema do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, são premiados a melhor redação de cada turma, sendo que o primeiro lugar geral recebe um notebook.
No dia 18 de maio, realizamos uma passeata a entrega da premiação e um dia recreativo para todas as crianças que participaram do concurso, também contamos com a presença da promotora de nosso Município dra. Julyeth Alamini Dos Santos, que fez uma fala com as crianças sobre o tema.
A redação ganhadora deste ano, foi da aluna Evelyn Vitoria de Lima da Silva da Escola Rural Municipal Professor Valentin Bernardo Thisen, auxiliada pelo professor Valderi dos Santos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.