Acesso à Informação Acesso à Informação
BOAS FESTAS  2018

Última Atualização do site:  

07/12/2018 13:14:09

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 25 vezes
PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA
Quinta-feira, 29 de novembro de 2018
 
 
PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA

 

 

Aconteceu no dia 20 de novembro na sala do Tribunal do Júri da Comarca do Município de Catanduvas-Pr, o encerramento do Projeto: Cidadania e Justiça também se aprendem na escola.

O programa surgiu da constatação, pelos dirigentes da AMB( Associação dos Magistrados Brasileiros), do desconhecimento da maior parte da população e do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. O objetivo é conscientizar professores e alunos- alcançando também seus pais e responsáveis, informando a estrutura e o funcionamento do poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais.

Com este intuito é que o projeto teve a iniciativa de desenvolvimento no Município de Catanduvas-Pr, pelo DR Giovane Rymsza Juiz de Direito da Comarca do Município de Catanduvas-Pr, no qual procurou a Secretária Municipal de Educação para propor o desenvolvimento do projeto, com os alunos do quinto ano de toda rede municipal de ensino.

Com a parceria firmada, deu-se início ao projeto, com todos os profissionais da educação envolvidos, sendo que, em setembro iniciou-se com a distribuição das cartilhas: Brasilzinho, Cartilha da Justiça e Brasilzinho: Cartilha da Cidadania, cada aluno do quinto ano recebeu e juntamente com os professores fizeram a leitura e explanação do conteúdo.

No segundo momento do Projeto, DR. . Giovane Rymsza, juntamente com o Promotor de Justiça: DR. Luiz Alexandre Prestes de Souza e a DRª. Advogada Maruzia Paola Fernandes, visitaram todas as escolas do Município e foram bem recebidos pela Secretária da Educação, dirigentes, coordenadores, professores , alunos e demais funcionários, pois pela primeira vez, os alunos estavam recebendo em sala um Juiz, um Promotor e uma advogada, foi excepcional.

Nas salas de aula, fizeram a explanação sobre a profissão, local de trabalho, qual a função de cada um. Aos poucos os alunos foram sentindo-se a vontade, para perguntar o que quisessem, o diálogo foi fluindo e dentre os assuntos: sobre a cartilha, o que leram, o que entenderam, sobre a Constituição Federal, lei maior ( a partir dela é que são criadas as outras leis),direitos e deveres de cada um ( na escola, em casa, na comunidade), sobre policial, militar, civil, delegado, suas funções, falaram do respeito dos alunos entre eles e professores, sobre os três poderes nas esferas: Municipal, Estadual e Federal, e quem executa cada uma, também algumas situações como: depredação do patrimônio público, bullyng ( orientações se ocorrer), sobre o ECA (estatuto da Criança e do Adolescente), diferença de criança e Adolescente, Estatuto do Idoso, tipos de crimes, tráfico de drogas, que ameaçar também é crime, registro de nascimento e muitos outros pertinentes. No final as crianças também puderam experimentar a roupa(Toga) do Juiz, e da Advogada (beca).Utilizaram-se de vocabulário acessível a todas as crianças, deram exemplos claros de forma que entendessem o assunto. Concluíram dizendo que: Trabalham em equipe, para que a justiça funcione, precisa de Promotor, Advogado e Juiz. O instrumento de trabalho do Juiz, Promotor e Advogado é a Constituição Federal.

 

Dentre as falas, podemos destacar: Dr. Geovane “ no momento do julgamento precisamos ser imparciais, ninguém pode ser beneficiado. O papel do Juiz é olhar somente o direito, baseado em fatos. Coloca primeiro tudo na balança com a mesma proporção para depois julgar”.

Promotor : Dr. Luiz Alexandre “ Devemos olhar para dentro de si, para depois acusar os outros, através de pequenas coisas, podemos mudar nossa sociedade. Cidadania: cobrar de nós mesmos. Cada um deverá fazer a sua parte e ajudar a melhorar o Município”.

Drª Maruzia: “o papel do advogado, é apelar para a inocência do acusado, precisa defender as pessoas de forma justa, pois uma sentença boa é aquela que segue as leis.”

No terceiro momento do Projeto, após a visita, as crianças produziram textos sobre o assunto, e prepararam uma atividade Cultural.

Sendo assim, no dia 20 de novembro na sala do Tribunal do Júri, na Comarca de Catanduvas-Pr, com a presença da equipe do Fórum, secretários, vereadores, professores, diretores, coordenadores, alunos, foram realizadas as apresentações das escolas: Escola M. Professora Maria Mayer : simulado de um júri (tema meio ambiente); Escola M. Tiradentes: apresentação da música: impossível te esquecer / mensagem de agradecimento; Escola M. Frei Henrique: Acróstico da Justiça; Escola M. Prof. Valentin Bernardo Thisen: Cordel da Justiça; Escola M. São Marcos: dança , o que eu vou ser quando eu crescer. Após as apresentações, foram premiadas as melhores redações sobre o assunto, uma por escola, os diretores receberam uma placa de participação da escola no projeto, em seguida foram conhecer as dependências do Fórum, sala do Juiz, Promotor e também conhecer e certificar-se de alguns equipamentos da Polícia , com o Policial Ricardo Barreto e com os policiais militares Furlan e Sharon Lee.

Com o projeto executado podemos refletir sobre duas frases retiradas das cartilhas:

Cartilha da Cidadania: Acreditamos que para entender a Cidadania não é preciso ser gente grande .

Cartilha da Justiça: Criança que brinca de fazer Justiça aprende que Justiça não é brincadeira.

 

Redações premiadas:

Escola Municipal Professora Maria Mayer: Eduarda Djullia Pasa

Escola Municipal Tiradentes: Izabelly Vitória Camargo dos Santos

Escola Municipal Frei Henrique Soares de Coimbra: Vilmar Ferreira Domingos

Escola Municipal Professor Valentin Bernardo Thisen: Jenifer dos Santos Guimarães

Escola Municipal São Marcos: Graziela Ferreira da Silva

Parabéns a todos pelo projeto.

 
 
 Galeria de Fotos
PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA PROJETO CIDADANIA E JUSTIÇA  TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horáio de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 08:30 às 11:30 - 13:30 às 17:00

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATANDUVAS

Av. Pioneiros, 500 - Centro

CEP: 85470-000 - Catanduvas - PR

(45) 3234-8500

prefeitura@catanduvas.pr.gov.br