Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo
Avenida dos Pioneiros, nº 500
Faça seu Login no Portal |

Notícia

Prefeitura Municipal de Catanduvas


CONSELHO DE SANIDADE AGROPECUÁRIA - CSA REALIZA PLANO DE TRABALHO


Em reunião ocorrida dia 02 de dezembro, na Biblioteca Municipal, o Conselho de Sanidade Agropecuária – CSA, de Catanduvas, finalizou seu plano de trabalho para os próximos dois anos. O conselho foi instituído recentemente, tendo como seu presidente o médico veterinário e pecuarista Juliano Vial.
A legislação estadual prevê que em todos os municípios paranaenses deve ser instituído o CSA. filiado ao CONESA – Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária, cuja função principal do mesmo é envolver entidades da iniciativa privada e de órgãos públicos na participação efetiva da agenda de defesa e vigilância da agropecuária no Estado, visando elevar ainda mais o padrão de produção da agropecuária paranaense.
Na reunião, o presidente Juliano resgatou o plano de trabalho que estava sendo elaborado na reunião anterior e abordou sobre os itens que fazem parte do mesmo. Em seguida, fez uma abordagem sobre a realidade regional em relação às doenças em bovinos, especialmente em relação à BRUCELOSE e TUBERCULOSE, as quais afetam também as pessoas.
Na sequência, passou a palavra para o veterinário Piotre Laginski, que estava presente na reunião como convidado. Este comentou sobre os procedimentos para a realização dos exames de brucelose e tuberculose, bem como em relação à confiabilidade dos exames. Citou que há certa descrença por parte dos produtores, mas que os exames são confiáveis e necessários.
Segundo o técnico do EMATER, Délcio Giuliani, a reunião foi muito produtiva, uma vez que, além dos assuntos citados, foram abordados outros temas importantes no tocante à agropecuária municipal, especialmente no que se refere à produção saudável.
O Secretário Municipal da Agricultura, Leocir Reck, colocou a sua pasta à disposição para realizar campanhas educativas junto aos agricultores e demais categorias ligadas ao setor agropecuário, bem como esclarecimentos aos próprios consumidores. Por fim, ficou de ser agendada uma reunião articulada pelo conselho e prefeitura para agricultores do município, além da distribuição de panfletos explicativos à população.
A ADAPAR, que também esteve representada na reunião, ficou encarregada de fortalecer a fiscalização nas propriedades onde há animais leiteiros, principalmente, visando monitorar a ocorrência de zoonoses no rebanho.


  • Compartilhe:
  • Por:

Última modificação em 03/12/2015

  Imagens