ESCOLAS MUNICIPAIS/CMEI AGORA PODEM CONTAR COM A BRIGADA ESCOLAR
No mês de maio/2017, o Prefeito Professor Moises Aparecido de Souza, representando o Município de Catanduvas-Paraná, juntamente com a representante da Secretaria Municipal de Educação Sirley Ferreira Esma, firmaram convênio com Estado do Paraná, por intermédio da CASA MILITAR e da SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA, objetivando a implantação, viabilização e a execução do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola- PBEDCE, nos estabelecimentos da rede de ensino municipal.
O presente convênio, tem por finalidades principais:
1)- Formar os Gestores e Brigadistas Escolares Municipais, que no primeiro momento, os profissionais envolvidos, programaticamente fizeram um curso a distância (EaD) e em fase presencial. A fase EaD realizou-se em parceria com o 4º Grupamento de Bombeiros (4º GB), mediante utilização de sua plataforma moodle, com apoio do Major BM Amarildo Roberto Ribeiro. A fase presencial aconteceu no dia 01 de setembro/2017, no Centro Cultural do Município, mediante instruções práticas ministradas pelo Corpo de Bombeiros de Cascavel-PR, através do instrutor 1º Sargento BM Vanderlei Figueiredo da Costa.
2) Adequar as instalações físicas das instituições municipais de ensino ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico;
3) Criar uma cultura prevencionista, a partir do ambiente escolar.
Com a formação da BRIGADA ESCOLAR nas escolas municipais, será desenvolvido uma cultura de prevenção proporcionando aos alunos, professores e funcionários as condições mínimas de ação em emergências, preparando profissionais da educação para execução de ações de prevenção de riscos e desastres com ênfase na atuação de suporte básico à vida e combate a princípios de incêndio. Para a formação da BRIGADA ESCOLAR, contamos também com apoio do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, senhor João Vanderlei Cabral, diretores e coordenadores das Instituições e principalmente os BRIGADISTAS que estão de Parabéns pela conclusão do curso.
Após esta formação será realizado/executado em cada escola, no mínimo, um exercício semestral simulado do plano de abandono da edificação escolar, por turno, fixando devidamente suas datas em calendário escolar. Realizar as adequações necessárias nas edificações escolares municipais, conforme preconiza o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná e conforme cronograma de execução desenvolvido juntamente com a Coordenação Estadual de Edificações do Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao
continuar
navegando, você concorda com estas condições.